terça-feira, 21 de novembro de 2017

ESTUDANTE DE ESCOLA PÚBLICA SE DESTACA NO ESTADO EM PRODUÇÃO LITERÁRIA!

Angelica dos Santos Severo orgulha a 35ª Coordenadoria de Educação de São Borja, a E.E.E.Medio Apparicio Silva Rillo e o nosso Município. Representando o Rio Grande do Sul. Com sua produção textual conquistou o 1º Lugar no Estado em concurso Literário.  
Nossa Escola mais uma vez está comemorando. A aluna Angelica dos Santos Severo, estudante deste estabelecimento desde a 5ª série do Ensino Fundamental e atualmente concluindo o Ensino Médio; conquista o 1º Lugar no Concurso Moacyr Scliar 80 anos: o mestre das palavras. – 

Angelica foi homenageada na Feira do Livro em Porto Alegre e recebeu como premiação um Leitor Digital.
Também foi homenageada a Professora Daniela Feldberg, orientadora do projeto e desenvolvimento da atividade em sala de aula.
 Na 35ª CRE.  foi emocionante as homenagens prestada pela Coordenadora de Educação,  professora Tânia Carpes e orientadora do projeto pela 35ª CRE, professora Terezinha Schiaffino.  Confira as imagens desse momento.

Coordenadora de Educação profª.Tânia Carpes, profª  Terezinha Schiaffino , Diretora da Escola Profª Sandra Fagundes Franco, Professora Daniela Feldeberg, e a Aluna Angelica Severo.

       Coordenadora Tânia e Angelica
     Coordenadora e Daniela
     Coordenadora e Sandra
        Assinando a ata de presença  - Angelica Severo
         Daniela Feldeberg
              Assinando a ata de presença no dia da homenagem na 35ª CRE - Sandra Fagundes Franco

Segue abaixo a relação dos alunos premiados no Concurso Moacyr Scliar 80 anos: o mestre das palavras.
CRE ALUNO ESCOLA PROFESSOR
1º lugar /35ª Angelica dos Santos Severo E.E.E.M. Apparicio Silva Rillo – São Borja-RS Daniela Feldberg
2º lugar/15ª Héllen Carolina Lange Kohls E.E.E.M. Professora Helvética Rotta Magnabosco – Estrela-RS Luciqane Andréia Perin Kania
3º lugar/20ª Andressa Zanatta Martins E.E.E.M.Lucila Nogueira – Erechim -RS Gabriela Cornelli dos Santos
Os alunos classificados compareceram em Porto Alegre no dia 13/11/2017 às 10h, no memorial do Rio Grande do Sul, Rua 7 de Setembro,1020 Praça da Alfândega, onde receberam a premiação.

                        Homenagens no Palácio do Governo do Rio Grande do Sul


Confira o texto produzido pela aluna.

No mundo dos livros

Vem à livraria nas horas de maior movimento, mas isso, já se sabe, é de propósito: facilita-lhe o trabalho.
Logo cedo, abro minha livraria e lá está vindo aquele jovem menino, aproximadamente, dezesseis anos, humilde, roupas velhas. Com um lindo sorriso no rosto, venderá lanches para ajudar a sua família.
Penso que, aquele sorriso, não era apenas por que lhe ajudaria comprando-lhe um lanche, mas por ter o prazer de poder ler vários contos, histórias de ficção, literatura clássica... Assim, ampliando seus conhecimentos.
O que mais me impressionava nele, é que sua conduta era inexplicável: a cada conto lido por ele, era compartilhado com seus amigos. Seu desejo era que esses tivessem a oportunidade que ele tinha, de viajar no seu mundo, onde tudo é possível. E aquele jovem nunca mais aparecera, talvez fora para outra cidade. Só eu sabia a falta que ele fazia.
Alguns anos se passaram, pensei “que tal fazer uma boa ação?”. Resolvi promover um evento diferente em minha livraria. Decidi abri-la ao público, às pessoas mais carentes, que queriam, mas não tinham condições de comprar um livro. Aquele dia para mim foi o melhor de todos! Não recebi nenhum dinheiro em troca, mas aqueles sorrisos, aqueles olhos encantados ao ler um livro...
Não sabia explicar minha emoção, quando avisto um homem, aparentemente, 23 anos, bem vestido e simpático. Aproxima-se e pergunta: “Lembra-se de mim?”. Fiquei meio surpreso, pedi desculpa pela falta de memória. Então, ele revela que era aquele garoto que vendia lanches e lia os livros.
Naquele momento, meus olhos lacrimejaram. Pensei em como era possível aquele menino tão pobre, tornar-se empresário. Ele me contou que um empreendedor muito rico estava a procura de um jovem para trabalhar em sua empresa, mas para isso, deveria fazer uma prova de conhecimentos gerais. Pronto! Passou em primeiro lugar, graças às leituras furtadas. Para mim, foi só uma gentileza, mas para ele, o começo de um sonho.

Angelica dos Santos Severo
3º ano Ensino Médio
Escola Estadual de Ensino Médio Apparicio Silva Rillo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Escola e o mês de MARÇO!

 O mês de Março é festivo. Todos os anos a movimentação se dá em função do Aniversário da Escola. Este ano não foi diferente.  A escola est...