quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O GOVERNADOR TARSO INSTITUI DIA DA LEGALIDADE E INAUGURA BUSTO

Praça 15 de Novembro- São Borja/RS
 
O governador do Rio Grande do Sul Tarso Genro sancionou a lei que cria o Dia da Legalidade, em Porto Alegre, e inaugurou hoje um busto do ex-governador Leonel Brizola na Praça 15 de Novembro, em São Borja. A data passará a integrar o calendário oficial das comemorações estaduais, todos os anos, em 28 de Agosto, dia mais dramático do movimento liderado por Brizola há 50 anos para garantir a posse do vice-presidente João Goulart no lugar de Jânio Quadros, que havia renunciado.
Naquela segunda-feira de 1961 as Forças Armadas chegaram a ser orientadas a bombardear o Palácio Piratini, mas o Comando Militar do Sul aderiu ao movimento e militares subalternos impediram que aviões decolassem da Base Aérea de Canoas para cumprir a ordem. Além de centenas de pessoas entrincheiradas no prédio, milhares estavam diante dele, na Praça da Matriz, para exigir que a transição fosse feita de acordo com a previsão constitucional.
Autora da proposta que estabelece a data, a neta do ex-governador, deputada estadual Juliana Brizola (PDT), espera que a comemoração anual mostre aos mais jovens o valor da democracia e da liberdade. São Borja é terra natal dos ex-presidentes Getúlio Vargas e João Goulart e do próprio Tarso. Brizola, nascido em Carazinho, foi enterrado no jazigo da família Goulart, a poucos passos do túmulo de Vargas.
http://www.dgabc.com.br/News/5909285/tarso-institui-dia-da-legalidade-e-inaugura-busto.aspx


Alunas de nossa escola estiveram presentes no evento de inauguração e registraram o momento juntas ao governador Tarso Genro.
 


Um comentário:

A Escola e o mês de MARÇO!

 O mês de Março é festivo. Todos os anos a movimentação se dá em função do Aniversário da Escola. Este ano não foi diferente.  A escola est...