segunda-feira, 15 de agosto de 2011

SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA














A família deve ser a principal responsável pela formação da consciência cidadã do jovem e também apoio importante no processo de adaptação das crianças para a vida em sociedade. Uma boa educação dentro de casa garante uma base mais sólida e segura no contato com as adversidades culturais e sociais, características do período de amadurecimento. A ausência familiar gera graves consequências na formação, alimentando valores egocêntricos, que levam os mais jovens ao mundo do vício e das futilidades.




O educador Antônio Carlos Gomes da Costa, um dos idealizadores do Estatuto da Criança e do Adolescente, declara que a partir do momento em que as crianças ficam soltas na comunidade e entregues às diversões eletrônicas, há uma perda de referência em relação aos valores considerados importantes para o desenvolvimento de uma base sólida. Porém, segundo ele, não basta apenas estar presente, é preciso saber educar de forma correta. “O problema, a meu ver, não é o tempo que os pais passam com os filhos. O desafio está na qualidade dessa convivência, que deve ser marcada por um forte componente de presença educativa”, diz Costa.”


De 14 a 20 de agosto de 2011 acontece a Semana Nacional da Família, com o tema 'Família, Pessoa e Sociedade'. A Escola sabedora da importância da família decidiu trabalhar o tema com seus alunos, levantando a realidade das famílias da comunidade escolar e os valores de seus membros como seres sociais.

A família é a base da sociedade, base para pautar a convivência, o exercício da cidadania e a fraternidade. A mais importante instituição social está atravessando uma crise de identidade em todo o mundo e por isso merece uma discussão e uma meditação profunda sobre sua realidade, seu papel e sobre o seu destino.



"Família palavra com vários sentidos, mas o melhor é o AMOR"

Aluna Bianca Trindade - T: 51


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Escola e o mês de MARÇO!

 O mês de Março é festivo. Todos os anos a movimentação se dá em função do Aniversário da Escola. Este ano não foi diferente.  A escola est...