ALUNA DESTAQUE

Milena Feltrin Ferreira, Turma: 81 -  CATEGORIA D 14 B

Foi realizada no último domingo (18/03) a 1ª etapa do XX Campeonato Gaúcho de Orientação na cidade de Santa Cruz do Sul - RS.

Professores e colegas parabenizam a Milena por esta grande conquista que vem destacar nossa Escola e nosso município no Estado do Rio Grande do Sul.

REFERENCIAL HISTÓRICO

A corrida de Orientação surgiu na Suécia por volta de 1918 pelo Major Ernst Killander, que era nesta época chefe escoteiro, organizou alguns percursos e iniciou as primeiras competições.
Na Europa, principalmente nos países (Noruega, Suécia e Finlândia), a corrida de orientação faz parte do currículo escolar inclusive de nível superior.
Aqui no Brasil, embora com certa timidez, já está sendo ministrada como disciplina optativa para acadêmicos de Educação Física das Universidades de Santa Maria-RS, Rio de Janeiro e em várias outras escolas.
No Brasil a corrida de orientação começou a surgir na década de 1970 nas Forças Armadas, sendo sede de dois Campeonatos Mundiais, em 1983 em Curitiba-PR e em 1992 em Brasília-DF.
Atualmente no Brasil existem muitos clubes de orientação, na sua grande maioria fundada por militares apaixonados por este esporte, tendo sua maior incidência nas regiões sul, sudeste e centro-oeste, que organizam anualmente circuitos, campeonatos estaduais, nacionais e internacionais.
Atualmente, existe a Confederação Brasileira de Orientação (CBO), órgão que rege o esporte no Brasil, e a Federação Gaúcha de Orientação (FGO) Fundada na cidade de Santa Maria RS, órgão responsável pelo esporte no estado do Rio Grande do Sul.
Hoje em nossa cidade existe um clube que em 4 anos de fundação consegue sagrar-se Bi-campeão Gaúcho de Orientação e entre seus atletas vários campeões nas diversas categorias existentes. Fundado por militares do 2° R C Mec e professores da rede pública de ensino em 17 de setembro de 2005, já neste ano realizou as primeiras competições do esporte sendo seu primeiro Presidente o então Subtenente Ademar Roque Fumaco.
O COVoP como é conhecido popularmente nosso clube, mantém pistas escolas montadas no 2° R C Mec a fim de aplicar oficinas aqueles interessados em aprender o esporte. Até o momento além dos militares integrantes do clube possuímos 03 professores dedicados ao esporte, 02 da área de Educação Física e 01 da área de Letras, vemos que já ai existe a interdisciplinaridade, estes educadores são os responsáveis pelo contato, disciplina, organização e controle dos educando participantes das etapas do Campeonato Municipal de Orientação, além é claro de serem orientistas.
Pensando na melhoria e na qualidade do ensino público através do incremento da motivação não só dos educandos mais também de toda a comunidade escolar. Podemos dizer que na corrida de orientação o mais importante não é o desempenho, mas sim, a participação.
A corrida de orientação pode ser entendida como uma modalidade rica em atributos, podendo ser praticada individualmente, em grupo ou em família, correndo ou andando através da natureza ou em outros ambientes (não necessariamente contra o relógio). É uma grande aventura que requer inteligência, astúcia, concentração, análise e domínio de si mesmo entre outras virtudes.
Este projeto tem como ênfase no esporte da corrida de orientação enquanto conteúdo das aulas de Educação Física escolar, o anseio por disseminar este esporte no meio escolar, nasceu do fato de que ainda em muitas escolas as aulas de Educação Física, ficam direcionadas ao futebol e deixando de lado outros esportes.
 http://www.covop2005.com.br/ 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HOMENAGEM AO DIA DO DIRETOR DA ESCOLA

EM FOCO " NATUREZA E AMBIENTE ESCOLAR" - 39 ANOS DE HISTÓRIA

FRASES VENCEDORAS PARA O DESFILE 7 SETEMBRO 2011