terça-feira, 25 de outubro de 2016

DIA DO PROFESSOR E DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO

Um referencial ao professor!

"....Na Grécia Antiga, haviam professores itinerantes que percorriam as cidades ensinando, mediante pagamento, a arte da retórica às pessoas interessadas. A principal finalidade de seus ensinamentos era introduzir o cidadão na vida política. Tudo o que temos desses professores são fragmentos e citações e, por isso, não podemos saber profundamente sobre o que eles pensavam. Aquilo que temos de mais importante a respeito deles foi aquilo que disseram seus principais adversários teóricos, Platão e Aristóteles.
Eles eram chamados de sofistas, termo que originalmente significaria “sábios”, mas que adquiriu o sentido de desonestidade intelectual, principalmente por conta das definições de Aristóteles e Platão. Aristóteles, por exemplo, definiu a sofística como "a sabedoria (sapientia) aparente mas não real”. Para ele, os sofistas ensinavam a argumentação a respeito de qualquer tema, mesmo que os argumentos não fossem válidos, ou seja, não estavam interessados pela procura da verdade e sim pelo refinamento da arte de vencer discussões, pois para eles a verdade é relativa de acordo com o lugar e o tempo em que o homem está inserido. ...
....A técnica argumentativa dos sofistas foi registrada por Protágoras em sua obra Antilogia. Para ele, era preciso aprender a argumentar pró e contra determinada posição, pois todas são verdadeiras. A antilógica era um bom recurso para se preparar para debates, pois ao se conhecer profundamente os principais argumentos contra e a favor de determinado assunto, é possível defender bem qualquer posição tomada sobre ele e objetar com eficácia os argumentos dos adversários. ..."http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/filosofia/sofistas.htm

A arte de ensinar é e sempre será objetivo de ESTUDOS e questionamentos.

Dia 21/10 nossa Escola esteve em FESTA. Mais um dia especial comemorado o Dia do Professor e também o dia do Funcionário Público. Somos uma engrenagem de esforço em prol da Educação, um elo harmônico de  trabalho e profissionalismo.
Nossa Diretora "Sandra Fagundes Franco"  sempre dedicada aos eventos da Escola


A diretora e as Vice-Diretoras  na organização deste Evento
Um saboroso jantar para os presentes






Comemorando o momento!!!!


sexta-feira, 1 de julho de 2016

I MOSTRA DE TRABALHOS DAS CIÊNCIAS HUMANAS DA ESCOLA EM PARCERIA COM A UNIPAMPA – CAMPUS SÃO BORJA


A revitalização da formação profissional de professores da região é um dos objetivos da UNIPAMPA que através do Mec- Ministério da Educação e Cultura, com novas diretrizes busca aproximar o futuro profissional com escolas e suas funcionalidades no que se refere a atuação dentro das instituições de ensino. Possibilitar ao novo profissional a certeza da profissão escolhida bem como a prática docente desde o inicio do curso.

O trabalho priorizou a criatividade e desenvolvimento dos nossos alunos e o estágio dos futuros profissionais da área. Além do aspecto aprendizagem, os alunos puderam experienciar os pontos turísticos mais importantes do município, do estado, do país e de outras culturas, evidenciando entre muitos conhecimentos, a noção de tempo, espaço, sustentabilidade e valorização histórica e cultural dos povos envolvidos.

Fizeram parte da execução do projeto: estagiários da universidade sob a coordenação de seus professores e professores de nossa escola.

 

O evento teve início no dia 30 de junho de 2016, na sala de eventos da escola. Até o momento estiveram visitando: coordenadores do curso de Licenciatura em Ciências Humanas da UNIPAMPA, autoridades municipais, prefeito e vereadores, alunos e professores de outras escolas do município, representantes da 35ª Coordenadoria de  Educação e comunidade escolar. 






Confira, através do link, o vídeo que mostra o Evento e os trabalhos expostos.
 




terça-feira, 28 de junho de 2016

SARAU MUSICAL E LITERÁRIO EM HOMENAGEM AO POETA APPARICIO SILVA RILLO


Projeto “SARAU MUSICAL E LITERÁRIO EM HOMENAGEM AO POETA APPARICIO SILVA RILLO”

O evento ocorreu no dia 23/06/16 na sede dos "ANGÜERAS", com objetivo de homenagear o passamento dos 21 anos da morte do poeta que é patrono da nossa instituição de ensino.  A finalidade é celebrar, promover, refletir e inspirar-se com o legado que o poeta deixou para a cultura gaúcha.

Desenvolvimento do Projeto:
Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA – Campus São Borja
Curso: Ciências Humanas Licenciatura
Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado II
Acadêmico: Angelo Danilo Morales Ramos
Professor Orientador: Evandro Ricardo Guindani


A ideia nasceu de um desejo do acadêmico, pois o mesmo foi aluno da escola no período do Ensino Médio (2003 a 2005) e participou sempre das atividades promovidas pela escola para reverenciar o poeta na semana Apparicio Silva Rillo, pois acredita que a obra de Silva Rillo seja de pleno proveito para a apreciação, reflexão, pesquisa, estudos de caráter literário, folclorista e musical no qual nos transmite sua arte e seu conhecimento em forma de versos, estrofes, contos, causos e histórias da região sulista da América Latina.” ….. (parte da justificativa do projeto).

  Foi organizado pela seguinte comissão:

Escola Estadual de Ensino Médio Apparicio Silva Rillo;
Acadêmico do Curso de Ciências Humanas Licenciatura 6º semestre e estagiário da escola Angelo Morales ;
Assistente Social do IF Farroupilha Campus Jaguari Aricia Costa de Oliveira
Mestre em Direito Marco Antonio Loguércio

Destacamos as presenças

Prefeito Municipal
Secretário da Cultura e Turismo,
Banda Municipal,
Confraria Ventania,
Representantes da UNIPAMPA,
Representantes da Coordenadoria de Educação;
Representantes da família Apparicio Silva Rillo,
Representantes do Museu de Arte e dos “Angüeras”,
Representantes da Câmara de Vereadores;
Professores e alunos da Escola Apparicio Silva Rillo
Declamadores: Aricia Costa de Oliveira, Filipe Gonçalves Aranha, Eduardo Bicca, Marco Antônio Loguércio

Confira as imagens do Evento

















terça-feira, 5 de abril de 2016

A ESCOLA COMEMORA MAIS UM ANO DE EXISTÊNCIA


A E. E. de Ensino Médio Apparicio Silva Rillo comemora trinta e oito anos de existência. Desde os parâmetros de Escola Polivalente que era no princípio, priorizam-se mudanças necessárias às Escolas Tradicionais. Hoje, a iniciação profissional é centrada no Ensino Politécnico, que visa romper os modelos tradicionais da educação e orienta-se pela aplicação e o desenvolvimento do saber, e pela compreensão e solução de problemas concretos.
Tanto o corpo docente como discente, evidenciam maturidade e chamam atenção para a necessidade de um planejamento que valorize características individuais do aluno, em ações pluridocentes, que expanda seu conhecimento além dos muros da escola, potencializando discussões sobre possibilidade e limites do ato de ensinar e aprender, sentindo e percebendo a diversidade.
Valorizam-se elos que funcionem em sincronia, sem receio de enfrentar o diferente, o novo e, com responsabilidade, que descubra as melhores formas de execuções cabíveis.
Destaca-se tecnologicamente com: Laboratório de Informática, de ciências, de Multimeios (Lousa digital, Data show, TV, e equipamentos de som, netbooks para trinta alunos) e professores qualificados em todas as áreas do conhecimento e atuação na era digital e multimídia.
A escola funciona em três turnos - manhã, tarde e noite – da Educação Infantil ao Ensino Médio e EJA, no noturno. Possui Conselho Escolar e C.P.M. atuantes nas decisões legais. Oferece gestão administrativa e pedagógica que trabalham de forma coerente seguindo as diretrizes que norteiam a educação. Primando sempre pela democracia, eficiência e transparência.
Preserva, através dos tempos, o Espírito Humanista e Fraterno que até hoje, é a maior referência e impulsiona esta instituição de ensino a crescer e fazer a diferença no contexto social e politico educacional.
Profª Fátima Rozana Nascimento da Silva
 Nossa Escola organizou interséries para marcar o evento alusivo aos 38 anos de atividades direcionadas a Educação. Confira algumas imagens.

















A Escola e o mês de MARÇO!

 O mês de Março é festivo. Todos os anos a movimentação se dá em função do Aniversário da Escola. Este ano não foi diferente.  A escola est...